Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Contrato de empreitada: Mais uma exceção a regra da impenhorabilidade do bem de família.

STJ

Publicado por Renan Durso
há 4 anos

O imóvel em que reside a família é considerado bem de família legal. Caso a família possua mais de um imóvel, será considerado como bem de família legal, em regra, o de menor valor.

Conforme determinado pela Lei 8.009/90, o bem de família legal é, em regra, impenhorável, não respondendo pelas dívidas de qualquer dos integrantes da entidade familiar.

As exceções à regra da impenhorabilidade estão previstas na própria lei, sendo que, dentre outras encontram-se a pensão alimentícia, impostos referentes ao imóvel e o crédito decorrente de financiamento para aquisição ou construção do imóvel.

Analisando o processo REsp 1.221.372-RS, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que o crédito decorrente de contrato de empreitada celebrado com construtora para construção ou reforma do imóvel também se enquadra como exceção à regra de impenhorabilidade, em relação a imóvel para o qual houve o serviço, ainda que não seja um contrato de financiamento.

#direitocivil #impenhorabilidade #bemdefamilia #casapenhorada #construção #construtora #financiamentoimovel

  • Sobre o autorAdvogado especialista na área da saúde. l
  • Publicações161
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações293
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-empreitada-mais-uma-excecao-a-regra-da-impenhorabilidade-do-bem-de-familia/815043377

Informações relacionadas

Vinícius Luiz de Souza, Advogado
Artigoshá 9 anos

Breves considerações acerca do contrato de empreitada no Direito Civil brasileiro

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)