jusbrasil.com.br
2 de Dezembro de 2020
    Adicione tópicos

    Contrato de Joint Venture

    Como esse contrato pode fazer sua empresa crescer.

    Renan Durso, Advogado
    Publicado por Renan Durso
    há 9 meses

    Em uma possível tradução joint venture significaria risco conjunto, tal modalidade de contrato é utilizada quando duas empresas diversas decidem formalizar uma parceria para um trabalho em conjunto, dividindo entre elas os riscos decorrentes.

    O contrato de joint venture pode, ou não, criar uma pessoa jurídica, porém as personalidades jurídicas das partes envolvidas continuam a existir separadamente.

    Tal modalidade contratual não possui previsão no Código Civil, aplicando-se, deste modo, as regras de direito comum.

    Este contrato de colaboração empresarial possui grande função estratégica no cenário moderno, permitindo que empresas ampliem sua produção, desenvolvam produtos e busquem novos mercados, sem a necessidade de grandes investimentos.

    A celebração pode prever a utilização de uma parte da estrutura de uma empresas por outra, além de esforços conjuntos para o desenvolvimento de um novo produto.

    Como exemplo de joint ventures pode-se citar a parceria entre as montadoras Volkswagen e Ford, em 1987, que resultou na Autolatina.

    Outro exemplo no ramo automobilístico, tem-se a união entre as montadoras FIAT e GM, em 2005, resultando na Fiat-GM Powertrain, que visava a ampliação do potencial de negócios e o trabalho conjunto para o desenvolvimento de motores.

    Em 2018, a empresas de fabricação de aviões Boeing e Embraer celebraram joint-venture

    #advocaciaempresarial #direitoempresarial #negocios #business #jointventure #advogadoempresarial #advogadocorporativo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)