Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Contrato de parceria rural

Publicado por Renan Durso
há 4 anos

Parceria rural é o contrato agrário pelo qual uma pessoa se obriga a ceder a outra o uso especifico de imóvel rural, com o objetivo de nele ser exercida atividade rural, mediante partilha de riscos e dos lucros havidos, nas proporções que estipularem.

Assim, no contrato de parceria não há uma relação de subordinação entre os parceiros, mas sim uma soma de forças para o desempenho de uma atividade rural, sendo divididos entre esses os riscos e os frutos dessa.

Deste modo, não há uma relação trabalhista entre os parceiros, sendo uma relação jurídica de natureza civil, regida pelo Estatuto da Terra (Lei 4.504/1964) e pelo Decreto 59.566/1966.

Contudo, é necessário cuidado para que não haja um desvirtuamento da parceria, transformando-a em uma relação trabalhista.

Na parceria não pode haver o pagamento em dinheiro entre os parceiros, mas apenas a divisão dos frutos da parceria.

Do mesmo modo, não pode haver uma relação de subordinação entre os parceiros, de modo que apenas um deles tome as decisões do negócio, determinando ao outro a realização das atividades.

O parceiro-outorgado que é responsável pelo cuidado dos animais ou da lavoura, deve realizar as atividades, sem que lhe seja cobrado, no entanto, um regime de jornada de trabalho, nem pessoalidade na realização daquelas, podendo se fazer substituir por outros a seu comando e sob suas expensas.

#direitoagrario #contratorural #agronegocio #parceriarural #advogadoempresarial #agrobusiness #advocacia #advocaciaempresarial

  • Sobre o autorAdvogado especialista na área da saúde. l
  • Publicações161
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações109
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-de-parceria-rural/818053194

Informações relacionadas

Arrendamento ou parceria rural?

Renan Durso, Advogado
Notíciashá 4 anos

Contrato de parceria Rural

JAIRO PIRES MAFRA, Advogado
Artigoshá 4 anos

Contrato de Parceria Rural

Contrato de Parceria rural

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)