Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Requisito de imediaticidade para a aplicação da dispensa por justa causa.

Pode ser mitigado quando a reclamada for empresa de Grande porte com estrutura organizacional complexa.

Publicado por Renan Durso
há 4 anos

As penas disciplinares por faltas funcionais, dentre elas a dispensa por justa causa, possuem entre os seus requisitos o da imediaticidade, ou seja, entre o conhecimento do ato praticado pela empregado e a sanção aplicada pela empresa não pode decorrer um grande tempo, sob pena de se entender que essa perdoou a conduta praticada.

Não existe um prazo específico previsto na legislação para o qual se entenderia que a pena deveria ser aplicada, porém o entendimento jurisprudencial é no sentido de que não pode ser mais do que alguns poucos dias, sendo que quanto mais leve a falta praticada mais imediata deve ser a punição, visto a desnecessidade de grandes apurações.

O caso analisado pelo Tribunal Superior do Trabalho, no ED-ARR-92100-41.2008.5.09.0026, a empresa tratava-se de um ente integrante da administração pública indireta, o qual, após tomar ciência da conduta faltosa 15/07/2005, iniciou os procedimentos para apuração interna em 03/11/2005, e encaminhado para o Gerente da Divisão em 14/11/2005, que aplicou a penalidade em 14/08/2006.

Analisando a questão, o TST entendeu que quando se tratar de empresas de grande porte, a dilatação razoável do prazo para a aplicação da penalidade não pode ser tida como perdão tácito, pois este ocorreria apenas se o empregador, ciente do ato faltoso, não demonstrasse interesse em apurá-lo, e não quando, cautelosamente, instaura processo para embasar a formação do convencimento sobre a medida mais correta e justa a ser tomada.

TST – informativo nº. 203

#direitodotrabalho #danomoral #advocaciatrabalhista #gestaoempresas #advogadotrabalhista #TST #CLT #indenizacao #reintegracao #reclamacaotrabalhista #dispensaporjustacausa #demissao #faltagrave

  • Sobre o autorAdvogado especialista na área da saúde. l
  • Publicações161
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações108
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/requisito-de-imediaticidade-para-a-aplicacao-da-dispensa-por-justa-causa/824578710

Informações relacionadas

Kairon Furniel, Advogado
Artigoshá 4 anos

Foi demitido por justa causa indevidamente?

Jose Victor Melo, Advogado
Artigoshá 4 anos

Demitido por justa causa, e agora?

Danielli Xavier Freitas, Advogado
Notíciashá 10 anos

Atestado médico falso enseja justa causa

Yago Dias de Oliveira, Advogado
Notíciashá 8 meses

Justiça do Trabalho determina reversão de dispensa por justa causa e condena empresa ao pagamento das verbas rescisórias

Genival de Oliveira, Advogado
Artigosano passado

Penalidades trabalhistas: você sabe quais são?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)