Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

O curto período entre o acidente e a celebração do acordo com o causador do dano pode permitir o ingresso com a ação complementar de indenização .

Publicado por Renan Durso
há 4 anos

Ação indenizatória, também chamada de reparatória ou ressarcitória, tem por finalidade a reparação pecuniária sobre um dano sofrido, decorrente de ato praticado por outrem, que tenha causado prejuízo.

De acordo com o Código civil, a indenização é calculada conforme o dano sofrido.

Assim, ocorrendo lesão ou outra ofensa à saúde, o ofensor será encarregado de indenizar o ofendido das despesas do tratamento e dos lucros cessantes até sua recuperação, além de algum outro prejuízo que o ofendido prove haver sofrido.

Igualmente, se do acidente resulte incapacidade total ou parcial do ofendido para exercer sua profissão, a indenização, além das despesas do tratamento e lucros cessantes até a recuperação incluirá pensão correspondente à importância do trabalho para que se inabilitou.

Em regra, a quitação do valor acordado entre as partes impede o ingresso de ação complementar indenizatória.

Porém, segundo o STJ, em situações excepcionais esta regra pode ser afastada. No caso, o curto período entre o acidente e o acordo pode acarretar desconhecimento dos reais danos sofridos e, nem sempre, o valor acordado corresponde ao necessário.

Portanto, estando presentes tais requisitos, é possível o ingresso com ação indenizatória para o recebimento das diferenças devidas.

Processo: REsp 1833847 / RS

#acaoindenizatoria #reparacaopecuniaria #reparacaodedanos #prejuizosofrido #acidente #indenizacao #direitocivil #advogadocivilista #advogado #advocacia

  • Sobre o autorAdvogado especialista na área da saúde. l
  • Publicações161
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações124
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-curto-periodo-entre-o-acidente-e-a-celebracao-do-acordo-com-o-causador-do-dano-pode-permitir-o-ingresso-com-a-acao-complementar-de-indenizacao/870643191

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)